TEMA 2 - A NOTÍCIA

 

Ourives acaba morto por gangue em assalto a ourivesaria

    Uma ourivesaria situada em Penacova foi assaltada, no dia 5 de janeiro, por elementos do auto intitulado gangue “Irmãos de sangue”, que atingiram mortalmente o dono da ourivesaria, António Lopes.

    Depois de assaltarem a ourivesaria e de terem morto a tiro o ourives, os elementos do gangue pintaram um grafíti na parede, com o seu nome, tendo depois fugido e indo-se refugiar numa casa velha.

    A PSP localizou o gangue, tendo havido tiroteio e um polícia foi ferido e foi feito refém. O gangue exigiu um helicóptero para escapar, mas graças aos cães-polícias, o grupo de assaltantes foi capturado.

Diário de setúbal 23 de janeiro

Daniel Fernandes Pereira,  Nº 11 7º B

 

Assalto a ourivesaria

    Ontem à tarde, dia 22 de janeiro de 2018, dois indivíduos assaltaram uma ourivesaria em Coimbra.

    Pelas 19:00 horas do dia 22 de janeiro, dois homens encapuçados assaltaram uma ourivesaria em Coimbra. No momento do assalto, já não estavam funcionários na ourivesaria. Sabe-se que para o assalto ser realizado foi partido o vidro da montra e que os assaltantes que levaram valores em ouro e prata.

Joana Pinto, nº 14, 7º B

 

Recolha de bens

    A Câmara Municipal de Arganil levou a cabo uma iniciativa para angariar bens para as vítimas dos fogos dos dias 15 e 16 de outubro.

    No dia 25 de novembro, em Arganil, na Cerâmica Arganilense, a Câmara Municipal de Arganil levou a cabo a excelente iniciativa de fazer uma recolha de bens para entregar a todas as vítimas dos incêndios dos dias 15 e 16 de outubro, pois houve pessoas que perderam familiares amigos animais casas e outros bens.

    A Câmara Municipal de Arganil agradece a ajuda de todos os que colaboraram.

João André Agostinho Pereira nº 15, 7º B

 

Filha telefona para as urgências e salva pai diabético

    Ana, uma menina de 5 anos, salvou o pai, utilizando o telemóvel para ligar para as urgências.

    Um adulto de 35 anos, Joaquim da Silva, pai da criança, que sofre de diabetes, quando estava a ver um filme com a filha, começou a ficar fraco e desmaiou. A filha começou a brincar com ele, mas ficou preocupada e telefonou para as urgências, dizendo onde vivia e chamando por ajuda de um vizinho.

    Quando chegou a ajuda, deram-lhe um copo com água e açúcar, voltando ele ao seu estado normal.

João Paiva, 7º B,  Nº 24

Assalto em banco de Arganil

 

    Um indivíduo, de seu nome Manuel, assaltou a Caixa Geral de Depósitos de Arganil, no dia 1 de janeiro, ao meio-dia.

    O Manuel entrou no edifício da Caixa Geral de Depósitos e ameaçou todas as pessoas com uma arma, pedindo um milhão de euros. O assaltante justificou o seu ato, dizendo que não tinha dinheiro para pagar aos seus empregados.

Diogo Oliveira, Nº 7, 7º B

 

Nevoeiro contaminante

    No início de janeiro, deu-se um acontecimento trágico em Veneza: as pessoas começaram a ficar contaminadas.

    As pessoas da cidade de Veneza estão a apresentar graves sintomas de contaminação, que se julga ser devida ao nevoeiro contaminante. Houve queixas de familiares das pessoas contaminadas, alegando que muitas estão a ficar indecisas, outras ficam como animais, mas o pior é que estão a ficar sem memórias. Os cientistas não sabem ainda se existe a cura para estes efeitos.

    Estaremos atentos a mais notícias sobre o nevoeiro contaminante!

Francisca Teixeira, Nº 8

 

Homem morto pelo seu próprio cão

    Um cão mordeu o seu dono ontem, dia 1 de fevereiro, à tarde, no seu próprio quintal.

    O cão e o dono estavam a brincar e tendo este provocado o cão, ele mordeu-o violentamente. O homem gritou por socorro, mas acabou por morrer e o cão teve de ser abatido pelas autoridades.

Gabriel José Fernandes Simões Nº 12, 7ª B

 

Violência doméstica

    Pais residentes em Sobreiral discutem e as culpas acabam sendo atribuídas à filha.

    Um casal residente na aldeia do sobreiral envolveu-se em grande discussão no passado dia 20 de janeiro, tendo a filha sido agredida pelo pai e ficado em estado grave.

    A mãe levou de imediato a filha ao médico, pois apresentava várias feridas e hematomas, que foram tratados. Desconhece-se o motivo da discussão mas os vizinhos receiam pela segurança da menor, pois o episódio de agressão pode vir a repetir-se.

Carolina Ferreira nº 4, 7º B

 

Menina de 8 anos morre ao cair de uma falésia

    Uma menina de 8 anos caiu de uma falésia, no dia 30 de janeiro, por volta das 14:00, em Arganil, perto do rio, onde ia tirar uma foto.

    A família da menina posicionava-se para tirar uma foto, quando a menina deu um passo em falso e o pior aconteceu. A família encontra-se agora de luto e o funeral irá realizar-se no próximo dia 3 de fevereiro.

Daniel Nº6, 7º B

Animal foge do jardim zoológico

    No dia 19 de janeiro, uma pantera fugiu do jardim zoológico de lisboa.

    Esta manhã, uma pantera fugiu do Jardim Zoológico para o Jardim Botânico da cidade, onde atacou um homem que ficou levemente ferido. Felizmente, uma equipa de segurança do jardim zoológico capturou o animal e o homem foi levado para o hospital, tendo saído no mesmo dia sem grandes ferimentos e agora encontra-se bem.

Sheila Ferreira, Nº 5 7º B

 

Peso nas mochilas dos alunos leva a protesto dos pais

    No dia 22 de janeiro, houve muito movimento de pais e alunos na direção da Escola Básica 23 de São Martinho do Porto, para protestar contra o excesso de peso das mochilas dos alunos.

    Durante a semana anterior, de 15 a 19 do mesmo mês, os alunos do 2º e 3º ciclos chegavam a casa e queixavam-se aos pais de dores nas costas, devido ao peso das mochilas. Ao ouvirem tantas queixas, os pais, na semana seguinte, foram à escola falar com a directora, para verem como se poderá aliviar o peso das mochilas.

Graciete da Conceição Duarte Almeida nº 13, 7º B

 

Animal encontrado na floresta

    Hoje, dia 23 de janeiro, um animal foi encontrado na mata de Arganil, por um senhor de meia-idade que aí passeava.

    Um cão foi encontrado abandonado na mata de Arganil, não estava ferido, mas parecia perdido. O homem que o encontrou diz que o cão estava só com sede e fome, tendo-o levado para o veterinário mais próximo, onde o cão foi alimentado e está a recuperar.

    Depois de o animal sair do veterinário, será adotado pelo homem que o encontrou.

Nádia Luís, Nº 19, 7º B

 

Castelo de Belmonte visitado por mais de 1000 pessoas

    No domingo, dia 21 de janeiro de 2018, o castelo da região de Belmonte foi visitado por mais de 1000 pessoas, o que deixou a população do concelho muito satisfeita.

    O motivo que levou à afluência de visitantes foi a inauguração do museu na sala de Pedro Álvares Cabral. Por dentro do edifício, foram restauradas várias salas onde se encontram expostos objetos do tempo daquele navegador.

    Ao lado do castelo, pode ser visitada uma capela onde repousam, nos túmulos, a família de Pedro Álvares Cabral e o próprio navegador.

    Os autarcas e a população sentem-se orgulhosos com os trabalhos de restauração efetuados no seu castelo e esperam mais visitantes nos próximos tempos.

Francisca Travassos Ventura, Nº 10, 7º B

 

Casa dos youtubers está a desmantelar-se

    Os rapazes mais conhecidos de Portugal no Youtube compraram uma casa no valor de 1 milhão de euros e agora 4 dos mais importantes estão a sair da casa.

    Darkframe e P. Malaqueca despediram-se da casa e compraram outra no valor de 3 milhões de euros e muitos dos seus colegas estão tristes, sendo que o segundo youtuber mais visto, com 3 milhões de seguidores, já tinha saído da casa para fazer uma vida a dois com a sua namorada.

    Conta-se que saíram de casa porque tinham terminado o contrato de um ano para permanecerem na mesma.

Rodrigo Pinto, 7º B número 22

 

Prova de carros de rolamentos - o campeonato

    Corredores de todo o país estão reunidos na ilha do Pico para a final do campeonato de carros de rolamentos a realizar hoje dia 28 de junho.

    Nesta corrida, que se realiza de tarde, vai ser escolhido o mais rápido, ou mais ágil, o mais esperto, para campeão. Os corredores preparam-se, os números da partida já foram atribuídos, o tempo é cada vez menos para a partida e os nervos assaltam os concorrentes que se vão preparando junto à linha de partida. Ao longo de 6 km de descida, os pilotos vão dar o seu melhor e o público está ansioso para que comece a corrida.

Vítor Manuel Martins Silva nº 23, 7º B

 

 

Casa de Ronaldo que vale um milhão de euros à venda

    Cristiano Ronaldo tem uma casa à venda, desde ontem à tarde, junto à estação do Rossio em Lisboa.

    Ontem, Cristiano Ronaldo deu uma entrevista e disse que tinha uma casa toda mobiliada com mobília moderna, com SPA, 6 quartos com casa de banho em todos eles e mais duas extra, piscina, cozinha com vista para a sala e sala com vista para o jardim.

Bárbara Margarida Quaresma, Nº 2, 7º B

Cães Assassinos

    No dia 22 de novembro, dois cães violentos assassinaram um cão de pequeno porte, que andava desaparecido havia mais de uma semana, em Seia.

    Foi descoberto em seia, um cadáver de um cão de pequeno porte. Pensa-se que tenham sido dois cães porque foram encontradas marcas de dentadas no corpo do pequeno animal. Os donos do cão encontram-se chocados pois há dois anos já aconteceu a mesma coisa, no mesmo local, com outro cão deles.

Neste local já foram assassinados três cães e as pessoas que lá habitam tem receio de ter animais.

Maria Inês Reis nº 17- 7º B

TEXTOS DO 7º B

 

TEMA UM - AUTORRETRATOS

 
AUTORRETRATO
 

      Eu tenho cabelo castanho e encaracolado, com madeixas loiras. Tenho olhos verdes e acastanhados. Gosto muito de animais: gatos, cães, coelhos, cavalos, etc.
      O que gosto mais de fazer é sentar-me no sofá, ver televisão e comer, enquanto vejo novelas. Depois, tenho de ir estudar e fazer os TPC das matérias que tive.

      A maior parte das vezes, falo como fosse uma tagarela em casa, até ao ponto de me chamarem sempre “chata”. Simpatizo com algumas pessoas, com outras não muito. Sou realmente muito "chata", mas divertida… e, às vezes, também sou teimosa! Outras vezes sou má e malcriada com as pessoas que querem o melhor para mim.

     Não me acho convencida, porque isso, para mim, é feio e não gosto de ver pessoas convencidas... Passo na rua, nos corredores da escola e reajo bem às críticas das outras pessoas.
      Vivo só  com a minha mãe e irmão. Vou de quinze em quinze dias a casa do meu pai, mas às vezes não gosto muito de lá ir!

Ana Beatriz Rosa Travassos, Nº 1 – Turma: 7º B

 

 AUTORRETRATO

     O meu nome é Gabriel. Sou bem constituído e de estatura média. O meu cabelo é curto e castanho e os meus olhos também são castanhos.

A principal característica da minha personalidade e maneira de ser é ser simpático. Na escola, porto-me bem, mas falo um pouco nas aulas. Em casa, respeito os meus pais, faço tudo o que eles mandam e às vezes porto-me bem.

     As minhas atividades preferidas fora da escola são jogar futebol e também gosto de andar de bicicleta com os meus amigos.

     Quando chego a casa, vou ver televisão, pois eu gosto muito.

     Na escola, as minhas atividades favoritas são os intervalos e as disciplinas preferidas são Educação Física e Geografia.

Gabriel Simões Nº12 Turma 7ºB  

 

AUTORRETRATO

   

 O meu nome é Inês e tenho doze anos.

    Eu acho que nem sou gorda nem magra e não sou muito alta. O que gosto mais no meu corpo são os meus olhos, porque eles são de um castanho avelã e, quando está sol, ficam verdes, são iguais aos do meu pai. O meu nariz é igual ao da minha mãe, redondinho.

Eu acho que sou simpática, mas, como diz o ditado português, “fervo em pouca água”.

    O meu passatempo favorito é ver televisão, embora também goste de ler.

    A minha família diz que sou igual ao meu pai, mas eu acho que sou parecida com a minha mãe, pelo menos, de feitio, sou igual a ela.

Maria Inês Reis, Nº17 – 7ºB

AUTORRETRATO

 

    Eu, Nicolau Alexandre Duarte Alvoeiro, sou de estatura mediana, tenho o cabelo castanho e os olhos castanhos.

Gosto de jogar à bola e de andar de bicicleta.

Sou uma pessoa que não fala muito, sou tímido. Algumas vezes sou irrequieto, outras sossegado e também sou organizado.

Gosto muito da família que tenho.

Detesto as disciplinas de Ciências e de História, mas gosto das disciplinas de Geografia e de Educação Física.

   Nicolau Alvoeiro, Nº20 – 7ºB

 

AUTORRETRATO

            Eu sou alto, bem constituído, tenho cabelos curtos, lisos e olhos castanhos.

            Em casa, gosto de ver televisão, organizar tudo para o dia seguinte e por vezes para o resto da semana. Gosto de conviver com os meus amigos. Há uns dias em que estou bem-disposto e sou simpático para os meus colegas, mas há outros em que só quero estar sozinho. Na escola, gosto das disciplinas de matemática, geografia, ciências naturais, educação física e físico-química; não gosto das disciplinas de português, de francês nem de inglês.

            Sou um pouco preguiçoso, mas inteligente.

João André Agostinho Pereira, Nº 15, 7º B

AUTORRETRATO

 

        O meu nome é Raúl Carvalho, tenho 13 anos, sou português e nasci em Coimbra. Gosto de jogar computador e de jogar à bola, mas não pratico desporto.

         Sou feliz e simpático gosto.

        Gosto da minha família.

         Eu sou alto, magro, tenho cabelo de cor castanha e olhos castanhos e o meu nariz é pequeno.

Raul Carvalho,  Nº 21 7º B

AUTORRETRATO

 

    Sou muito amiga das pessoas que querem ser minhas amigas e tenho amigos de muitos lugares: de França, Portugal e Inglaterra, mas tenho mais na minha escola em Arganil. A minha melhor amiga também é da minha escola e da minha turma, chama-se Beatriz, tem 13 anos, é muito bonita, honesta, companheir,a brincalhona e muito boa amiga. Gosta muito de dançar!

     Eu gosto de andar de bicicleta, ler, escrever, jogar no telemóvel e no computador e também gosto muito de brincar com os meus animais de estimação.

     A minha comida favorita e pizza e a minha cor favorita e azul. As minhas disciplinas favoritas são geografia e educação visual.

     Eu não gosto de estar zangado com os meus colegas e amigos, quando estou zangado com eles, fico triste e aborrecida.

     Sou muito brincalhona, engraçada, honesta, amiga e fiel.

Carolina Ferreira Espírito Santo,  Nº 4, 7º B

 

AUTORRETRATO

        Eu sou a Bárbara mas os meus amigos estavam a por Babá. Fisicamente, sou de estatura mediana, tenho olhos castanhos-escuros e cabelo longo e liso. Sou magra.

        Psicologicamente há muita coisa para dizer! Os aspectos bons, são que na escola eu sou muito calada, estudo muito e sou bem educada. Os aspectos maus na escola são: tenho uma autoestima muito baixa e não ponho a mão no ar para responder. A minha disciplina favorita é geografia e a que eu odeio mais é português.

        Em casa é tudo diferente: gosto muito de falar, não gosto de comer, sou muito organizada e não consigo estar parada. Gosto muito de jogar no computador, de jogar futebol, mas mais do que isso gosto de jogar voleibol. Adoro animais e gosto muito de ler e de fazer pesquisas na Internet. Também gosto muito de ouvir música!

Bárbara Margarida Quaresma, Nº 2 - 7º B

 

AUTORRETRATO

    Eu sou alto e magro. Tenho cabelo curto e castanho e os meus olhos tabém são castanhos. Tenho orelhas, boca e nariz pequenos e cara oval.

    Gosto de andar de bicicleta e sou fanático por motos, carros e tratores. No meu dia-a-dia sou muito irrequieto.

    A minha disciplina favorita é educação física.

Diogo Oliveira, Nº 7 - 7º B

 

AUTORRETRATO

    O meu nome e Francisca e tenho 12 anos. Agora, vou fazer a minha descrição física e psicológica.

     Eu sou de estatura média e um bocadinho gorda, jovem e bonita. Tenho o cabelo longo ondulado e castanho e uns olhos pequenos e castanhos.     Tenho um nariz pequeno e orelhas pequenas. A minha boca é grande, a cara redonda e sou morena. Sou simpática divertida e trabalhadora, mas em envergonhada.

    Eu porto-me de diferentes maneiras em lugares diferentes. Por exemplo, em casa, sou muito agitada e extrovertida, mas na escola sou mais calma e mais trabalhadora. Gosto muito da escola e também gosto muito de dançar. Vivo em arganil com a minha mãe Fátima, o meu pai Rodrigo e a minha irmã maria. Gosto muito deles, são os meus melhores amigos.

Francisca Travassos Ventura, Nº 10 turma 7º B

 

AUTORRETRATO

O meu nome e Nádia, sou de estatura média, não sou magra, mas também não sou gorda. Tenho olhos castanhos-escuros e cabelo meio acastanhado, meio loiro. Eu sou um pouco distraída e ando sempre no meu mundo, mas também sou aplicada e estudiosa.
 Gosto muito de dançar e ler. Também gosto de fazer rir as pessoas, porque ver as outras pessoas contentes e a sorrir, põe-me também a sorrir e feliz.
 Eu não sou perfeita, mas também não quero ser, porque quem gosta de mim, aceita-me como sou, cheia de imperfeições.
Nádia luís , Nº 19 – 7º B

O meu nome e Nádia, sou de estatura média, não sou magra, mas também não sou gorda. Tenho olhos castanhos-escuros e cabelo meio acastanhado, meio loiro. Eu sou um pouco distraída e ando sempre no meu mundo, mas também sou aplicada e estudiosa.

 Gosto muito de dançar e ler. Também gosto de fazer rir as pessoas, porque ver as outras pessoas contentes e a sorrir, põe-me também a sorrir e feliz.

 Eu não sou perfeita, mas também não quero ser, porque quem gosta de mim, aceita-me como sou, cheia de imperfeições.

Nádia luís , Nº 19 – 7º B

 

AUTORRETRATO

    Sou preguiçoso e não gosto que me aborrecem. Faço as coisas à minha maneira e ai do primeiro que reclame!

    Gosto de Frike Drift e de jogos de carros. Na escola, do que gosto é dos trabalhos práticos e nada de teóricos. Não gosto da escola por ser sempre teoria e quase nada de prático, por isso, uma coisa que quero e de que estou à espera é de ir para Tondela.

    Quanto a este tipo de trabalhos, não gosto e por isso, não sei o que escrever aqui. Enervo-me facilmente, por isso, não tenho jeito para estes textos, não sei o que escrever… 

 

Vítor Manuel Martins Silva, Nº 23 - 7º B

 
AUTORRETRATO

Eu sou de estatura média e sou magra. Tenho olhos castanhos, o cabelo liso não muito comprido e castanho, tenho a cara oval e a minha cor de pele é clara. As sobrancelhas, as orelhas e o pescoço são médios. As mãos são pequenas e os dedos são médios, os lábios são finos e o nariz é pequeno.

 Gosto de praticar natação, ver televisão, ver filmes e novelas,  gosto muito de ler principalmente histórias e também gosto de ouvir música.

 Gosto de português, geografia, físico-química e educação visual e tecnológica, mas não gosto muito de história.

Joana Pinto 7º B Nº 14

 

AUTORRETRATO

Eu sou o David. Sou alto e magro, tenho cabelo e olhos castanhos, uso óculos que são quase um membro meu, já os uso desde os 5 anos.

 Eu sou muito divertido e engraçado, gosto de rir e de fazer rir. Sou simpático com toda a gente mas também sou muito ciumento. Adoro competições, sou muito competitivo e quero sempre que possível ganhar.

 Gosto bastante de videojogos e do desporto em particular futebol. Fui campeão há dois anos com a equipa com quem jogo e este ano eu quero repetir o feito. Também  jogo futsal na escola e no ano passado fui à final distrital. Mas agora, para falar mais um pouco de mim, eu adoro os meus amigos, é a melhor parte da escola e também adoro a minha família.

 

David Cajelot Nº  6 7º B

 

AUTORRETRATO

Eu, Nicolau Alexandre Alvoeiro, sou de estatura mediana, tenho o cabelo castanho e os olhos castanhos.Gosto de jogar à bola e de andar de bicicleta. Sou uma pessoa que não fala muito, sou tímido, umas vezes sou irrequieto, outras, sou sossegado e também sou organizado. Gosto muito da família que tenho. Detesto as disciplinas de ciências e de história, mas gosto das disciplinas de geografia e educação física.

 

Nicolau Alvoeiro , Nº 20 – 7º B

 

AUTORRETRATO

    Olá! O meu nome é Duarte Marques e tenho 12 anos. Eu sou baixo e magro. Tenho olhos pequenos, de cor castanha. Tenho uma boca e nariz pequenos e tenho uma cara redonda. O que eu gosto de fazer é ver televisão e jogar computador mas não gosto muito de ir para a escola. As minhas disciplinas favoritas são geografia e educação física e as disciplinas que detesto são história e ciências.

    Na minha escola eu tenho vários amigos, como o Raul e o Rodrigo e muitos mais. A minha comida favorita é massa com atum e a comida que odeio é filetes.

Duarte Miguel Marques Nº 25 - 7º B

 

AUTORRETRATO

    Eu sou de estatura média e um pouco gorda. A minha cara é oval, os meus lábios são finos, o meu nariz é pequeno e os meus olhos são grandes e castanhos.

     Eu gosto de ler poesia e contos populares, ouvir música, ver televisão e jogar no telemóvel. A minha disciplina preferida é matemática e a de que menos gosto é educação física.

     Eu não gosto de ir às compras e tirar fotografias ler livros de aventura e policiais nem de andar de moto ou bicicleta. Vivo com a minha mãe, os meus irmãos e com o meu pai. Às vezes, vejo o meu avô. Não gosto de falar do passado nem de prever o futuro.

Graciete da Conceição Duarte Almeida Nº 13 – 7º B