"Ler é fixe!"

Nesta página serão publicados os textos realizados no âmbito do Clube de Leitura destinado ao 5º e 6º anos de escolaridade, que tem por objetivo principal, promover a leitura lúdica e prazerosa!

 

  O Melro Branco

 
(Reconto da história do Livro   Contos e Lendas de Portugal e do Mundo de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete
 
 

Era uma vez um rei que era muito velho e tinha três filhos. Os mais velhos eram maus brutais até mas o mais novo era bondoso e simples de espírito. Um dia o rei chamou os três e disse:

-Garantiram-me que a cinquenta léguas daqui, há um animal que tem o poder de rejuvenescer aquele que o possuir , esse é o melro branco. Então, o filho mais velho foi buscar o melro. Quando chegou á cidade, descobriu que a mesma era governada por um rei por quem foi muito bem tratado, mas raptou o príncipe e não o deixou regressar. O pai, sem notícias ordenou ao seu filho do meio que fosse buscar o melro. Deu-lhe ouro, armas e um bom cavalo, mas aconteceu-lhe o mesmo que ao irmão mais velho.

 O pai entrou em desespero e então o filho mais novo disse:

-Meu pai eu poderei ir , se eu não voltar daqui a três meses, então necessito de ajuda. Não preciso de armas nem de um bom cavalo apenas de algum dinheiro.

Então o filho mais novo partiu e ao entrar numa floresta, ouviu um grito de um animal e achou logo que seria uma aventura. Afinal era uma raposa que estava presa e que lhe disse , depois de ele a libertar:

- Meu jovem salvaste-me a vida, por isso, quando precisares de ajuda é só dizeres: “raposa, raposa, salta montes e vales, preciso do teu socorro” e eu logo virei ajudar-te.

O jovem chegou á cidade do rei que tinha o melro e pediu-lhe para rejuvenescer o seu pai e foi isso que o rei fez entregou-lhe o melro. O príncipe, montado no melro, disfarçou-se e conseguiu entrar no castelo e salvar os irmãos, mas estes apoderaram-se do melro e empurraram-no para uma mina. Foi então que o príncipe se lembrou de chamar a raposa que o salvou e depois foi para o castelo de seu pai.

O melro pediu ao pai que mandasse os irmãos que o capturaram para dentro de uma mina escura, sem comer e foi assim que os irmãos maus foram para essa mina. O príncipe subiu para o melro e recebeu uma coroa e o melro rejuvenesceu o rei.

Reconto realizado por Erica Duarte      Turma: 5º B